Universidade da Terceira Idade de Santarém
Quem somos?
Título Pequeno
Como nasceu esta Universidade?
A UTIS nasceu na sequência de um estágio curricular de uma aluna da Escola Superior de Educação de Santarém.
Para garantir a viabilidade do projecto foi criado um grupo de trabalho composto pela Câmara Municipal de Santarém, com Maria António Lourenço, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, com Aracley de Miguel e a então Junta de Freguesia de Marvila, com o presidente Mário Santos.
A UTIS iniciou a sua actividade em Março (Ano Lectivo 2003/2004) com 11 disciplinas, 18 professores e 43 alunos. No Ano Lectivo 2004/2005 matricularam-se 110 alunos, existiam 20 disciplinas e 41 professores.
As Universidades da Terceira Idade são, para além de um projecto educativo e formativo, um projecto social e de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o envelhecimento activo de uma população da “terceira idade” cada vez mais jovem.
Uma nova forma de viver a reforma, mantendo, ou aumentando, a participação social e cultural depois de terminada a vida activa e a necessidade de aprofundar ou explorar novas áreas de conhecimento, justificam o sucesso destes projectos de educação não formal e a sua cada vez maior procura social.
É neste contexto de formação ao longo da vida e de envelhecimento “bem sucedido”, saudável e produtivo que a UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém se tem desenvolvido tentando corresponder, ano após ano, aos interesses e expectativas dos séniores que a procuram.
Desde Março de 2004, ano em que funcionou pela primeira vez, que a UTIS se tem vindo a afirmar localmente como uma resposta estratégica para muitos dos que planeiam, conscientemente, o “passar dos anos”, e procuram assegurar que o seu envelhecimento seja feito de forma activa e bem-sucedida.
Confirmam-no o elevado número de pessoas que, com idade igual ou superior a 50 anos, e com expectivas e motivações diferenciadas, anualmente incluem esta universidade sénior nos seus projectos de vida individuais, para além dos muitos voluntários que nela acreditam e com ela colaboram ano após ano.
A UTIS propõe-se atingir os seguintes objectivos:
Objectivos Gerais:
– Proporcionar a actualização sócio-cultural das pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.
– Fortalecer a sua participação social, exercendo o seu direito de cidadania.
– Promover o seu processo de envelhecimento com qualidade.
Objectivos Específicos:
– Incentivar a participação e organização da população alvo em actividades culturais e comunitárias.
– Incentivar ao voluntariado na/e para a comunidade.
– Criar condições para elevar a auto-estima e a auto - confiança da população.
– Facultar o acesso a serviços sócio-culturais.
– Para a prossecução destes objectivos poderá estabelecer-se acordos e parcerias com outras entidades.